Afinal, você sabe o que é um meme?

Descubra com este breve artigo!


4
4 pontos

Com certeza ao ler o título você respondeu mentalmente: “Sim, é claro que eu sei o que é um meme!”, afinal, estamos em contato com eles todos os dias nas redes sociais. Mas se tivesse que explicar o meme e dizer qual a finalidade dele, você saberia?

Se você está agora como a “Nazaré Confusa” tentando procurar palavras para explicar o que sua mente sabe reconhecer só de olhar, vamos simplificar sua vida pra você sair desse texto como o maior conhecedor e entendedor de memes!

Primeiro é preciso que você saiba que a escolha do nome “MEME” para o fenômeno na internet não é aleatória. 

Para explicar isso vamos voltar aos estudos Richard Dawkins. Dawkins estudava etologia (uma especialidade da biologia que investiga comportamentos animais, levando em conta a teoria da evolução através do processo de seleção natural),  e em uma de suas pesquisas formulou o conceito de meme.

Simplificando: sabe aquela receita de bolo de chocolate que sua avó aprendeu com a mãe dela e que está na sua família há séculos e todo mundo faz de cabeça? E também aquele “Parabéns pra você” cantado em todo aniversário? Então. São ideias que se propagam com muita facilidade e rapidez. E esse tipo de coisa, passado de geração em geração, é o que define o termo MEME que surgiu lá dentro da biologia, bem longe da internet.

Ou seja, o empréstimo do termo MEME para nomear o fenômeno na internet não é por acaso. 

Agora já consegue definir o que é meme? Ainda não? É uma forma de informação breve, replicada de maneira rápida e repetida que difunde uma ideia. 

Pode ser uma brincadeira, jogos, correntes, imagens ou música. Assim, o meme é a junção de elementos da cultura popular no ambiente digital, que passaram a ser utilizados por marcas, instituições e comunidades para representar um ponto de vista, seja ele informativo, engraçado ou crítico.

O fato é que os memes dominam tudo e hoje possuem um papel muito mais importante dentro da comunidade: o de gerar afinidades. O meme certo conversa com várias idades e viralizam opiniões, sentimentos, notícias e informações em segundos. Legal, né? 

Ele é tão importante como forma de comunicação que passou a ter uma premiação só pra ele: O MEMEAWARDS. Nessa premiação são escolhidos os melhores memes em diversas categorias, as melhores comunidades de memes e também os melhores “mememakers” – aquelas pessoas que transformam uma ideia em meme. 

Acho que agora depois de saber esse tanto de coisas bacanas já podemos defendê-lo como a melhor forma de expressão online, né? 


Como é? Compartilhe com seus amigos!

4
4 pontos