MemeAwards: a origem

Conheça a história da maior premiação de memes do Brasil


3
3 pontos

Meme é coisa séria, e a cada dia que passa isso se torna mais claro. Até Guerra de Memes entre Brasil e Portugal já teve na Internet!

É nesse contexto de valorização do meme que surge o MemeAwards, atualmente a maior premiação de memes do Brasil, projetada e realizada pela Flocks, produtora de conteúdo digital com foco em vídeo e audiovisual.

Pera aí… Premiação de meme? Só acredito vendo!

Então senta que lá vem história!

Tudo começou em 2017 como uma iniciativa interna da South America Memes, com Gabriel Félix. A ideia foi se expandindo, até que…

A Flocks abraça o projeto

…a ideia foi apresentada a Flocks no ano seguinte, e foi a partir daí que o evento se estruturou até chegar no formato atual (uma premiação que acontece anualmente). Essa decisão de ampliar o projeto do MemeAwards e premiar páginas e seus criadores teve como objetivo dar relevância aos memes, profisisonalizá-los e valorizar os artistas e mememakers.

A Flocks, então, investiu no MemeAwards e em 2019 organizaou a primira premiação em São Paulo. Também geriu todos os processos pré-evento, como a organização das votações e curadoria de conteúdo.

2019 e 2020

Nessa edição de 2019, o MemeAwards contou com a participação de Raony Phillips (Girls in the House), que fez a apresentação do evento. Logo no primeiro ano, o evento atraiu muita gente e até mesmo marcas interessadas em participar do projeto nos anos seguintes. E o objetivo era exatamente esse: expandi-lo para toda a Internet e criar novas parcerias com outras páginas.

Tal expansão ficou clara em 2020, quando o evento contou com três apresentadores: Bia Arantes, Léo Picon e Marcelo Marrom (que estará conosco em 2021). Além de ampliar o evento, a ideia era envolver novas comunidades, produtores, marcas e parceiros. E ainda que não tenha sido presencial por conta da pandemia, alcançou mais pessoas e celebrou a expansão do universo dos memes.

Para Juny Santana, produtor das primeiras edições, “o MemeAwards é um produto incrível, e o potencial de ativação de criativos com a reunião deles no evento é enorme. Reforçar com essas pessoas sua capacidade de alcance, viralização e engajamento é fazer com que esses produtores de conteúdo entendam o poder que têm nas mãos. E que isso vale muito!”

Raony Phillips com Ariel Barbeiro no palco

Equipe Flocks na segunda edição do MemeAwards (2020)

Outra importante contribuição do MemeAwards é o fato de enaltecer o meme como linguagem – que tem sido cada vez mais utilizada pela Publicidade. “Por ter vivido o início da internet comercial, vi um concurso de websites, o IBEST, que me chamou atenção pois estimulava o uso de websites por qualquer organização no Brasil. Com o MemeAwards foi assim: ele nos pareceu que poderia estimular a linguagem dos memes para publicidade e para uso geral”, conta Pedro Paulo Magalhães (Flocks), que afirma ser essa sua maior inspiração para continuarem produzindo o evento.

Relevância e expectativas

E no cenário digital, qual a importância do MemeAwards? Félix acredita que ele “é um grande catalisador de pessoas talentosas. Também é um ótimo parâmetro para o que está acontecendo na Internet no Brasil. Nas edições anteriores tivemos várias pessoas e páginas concorrendo e que hoje são conhecidas nacionalmente. A premiação ajuda essas pessoas a alcançarem novos horizontes, tanto digitais como comerciais”.

E agora, aqui estamos, rumo à terceira edição e torcendo para que todos estejam vacinados no segundo semestre e possam participar presencialmente da Premiação!

E a meta é expandir o evento cada vez mais, para alcançar um nível internacional, principalmente a partir de 2022. “Pensamos em criar mais conteúdo para o mainstream, além de abranger e unir ainda mais comunidades que estão por trás da produção de conteúdo brasileiro e da América Latina. As pessoas acabam vendo só os memes, sem nem ter ideia de quem está por trás daquele conteúdo”.

SE LIGA! Nesse post trazemos uma retrospectiva completa para todos conhecerem os detalhes das edições passadas.


Como é? Compartilhe com seus amigos!

3
3 pontos