Memes na política

Como a linguagem memética contribuiu para a desburocratização da política


6
6 pontos

A gente já ama memes, né? E, na ausência de reality shows, os debates e brigas da CPI também se tornaram nossa companhia durante o dia. Mas apesar de não parecer, você sabia que meme e política combinam muito bem?

Mas pera aí… Isso não começou de uma hora pra outra, ou na internet. O brasileiro sempre levou tudo com muito bom humor, e desde os anos 1970 periódicos como o Pasquim e, posteriormente, Planeta Diário e Casseta Popular já memetizavam os bastidores de Brasília.

Olha um exemplo do final dos anos 1980:

Planeta Diário

E não era só no papel impresso. Na televisão tínhamos o Jô Soares, TV Pirata e Casseta e Planeta como precursores desse formato que simplifica a notícia, tornando-a acessível para todas as classes.

Mas por que será que o meme de política caiu no gosto popular? Para o pesquisador e publicitário Renato Georgette Frigo, autor da dissertação de mestrado “Política, Memes e o Facebook no Brasil: em busca da ciberdemocracia”, o meme democratiza a política.  

Segundo ele, “antes falávamos de futebol e novela, e, agora, falamos cada vez mais de política. Isto mostra que a consciência política cresceu e isso repercute na realidade. Na ciberdemocracia, as pessoas votam por necessidade e não por obrigação”.

Alguns fatores que contribuem para o match dos Memes com a Política:

·  Democratizam um conteúdo que antes era visto como elitista.

·  Conteúdo Simples e de rápida compreensão.

·  Tiram o peso da notícia.

·  São fáceis de serem compartilhados.

Mas, como a gente sabe,  nem tudo são flores… Uma pesquisa da Unicamp, que analisou memes produzidos entre 2014 e 2017 destaca que “O público é conquistado pela facilidade de compreender um conteúdo que ele acredita, compartilha, e se vê como um influenciador.”

Então, vale sempre lembrar que o meme tem que ser levado na brincadeira para não se tornar uma fakenews.

Vale lembrar que o conteúdo aqui compartilhado está disponível na internet, e que não tem relação com posicionamento político. Nosso foco aqui  são os memes e o poder do viral 🙂

Mas agora chega de papo e vamos ver mais alguns exemplos de meme na política! 

Começando pelo clássico da queriiida Pfãizer……


Como é? Compartilhe com seus amigos!

6
6 pontos